Nota dos Autores

Este volume cataloga as normas do direito internacional humanitário consuetudinário. Desse modo, apenas os princípios básicos das normas foram identificados e não os comentários a elas. Estes podem, contudo, conter esclarecimentos úteis com respeito à aplicação dos princípios.
As práticas nas quais as normas se baseiam podem ser encontradas no Volume II deste estudo. Cada capítulo do Volume I corresponde a um capítulo do Volume II e cada norma no Volume I corresponde a uma seção dentro de um capítulo do Volume II.
O presente estudo examina, antes de tudo, as normas do direito internacional consuetudinário que foram constituídas a partir da prática dos Estados. As referências são feitas, na sua maioria, à prática e não aos textos acadêmicos. A maior parte das referências aparece no Volume II e as notas de rodapé referem-se ao Volume II.
Por fim, a classificação dos conflitos no presente estudo se fundamenta na prática analisada e não necessariamente reflete a opinião dos autores nem do Comitê Internacional da Cruz Vermelha.